2010

Descascadas e saboreadas todas as laranjas da colheita de 2010, partilho convosco, aquelas que a memória guardou:

LARANJA DOCE – O Resgate dos Mineiros Chilenos
Para mim, um momento maior. Perante o infortúnio, a humanidade reuniu talento e meios para fazer o que de mais nobre sempre lhe cumprirá fazer: dar ou acrescentar vida.

LARANJA AMARGA – Crise Financeira
A dívida externa, o desemprego, o caos dos mercados, ou pura e simplesmente, a queda das máscaras de quem sempre nos (des)governou na base da ilusão. E seremos sempre os mesmos a pagar por estes PECados, a provar o amargo. Um protagonista: José Sócrates. Porque o seu a seu dono.

LARANJA SUMARENTA – Manuel de Oliveira
102 Anos a jorrar o sumo da criatividade e do talento, com uma lucidez que a todos faz espantar.

LARANJA MECÂNICA – José Mourinho
Excelência na gestão dos Recursos Humanos, índices de motivação elevadíssimos, rigor técnico e táctico, como segredo para as vitórias em todas as provas em que participou com o Inter de Milão. Não restam dúvidas que é mesmo especial.

SUMO GASEIFICADO DE LARANJA – Benfica / Campeão Nacional.
Foi bonita a festa mas alguém se esqueceu da garrafa aberta e o gás… foi todo embora.

SUMO NATURAL DE LARANJA – Fundação Champalimaud
Investigação científica e médica num centro inovador implantado à beira Tejo. Oxalá as Tágides, as ninfas que inspiraram Camões, possam dar inspiração para muitos e bons proveitos.

LARANJA VERDE – Papa Bento XVI
Aguardemos que amadureça mas para já há sinais verdes de esperança. O pedido de desculpas pelos crimes de pedofilia, o assumir da possibilidade do uso do preservativo, parecem indicar que ao contrário do que aconteceu com Galileu, não será preciso esperar séculos para a Igreja emendar os seus erros. A rever na colheita de 2011.

LARANJA PÔDRE – Escutas Telefónicas / WikiLeaks
Vale tudo e tudo se escuta e divulga. A justiça dos tribunais deu lugar à justiça dos “Media”.
O mundo chafurda na lama das suas imensas faces ocultas.

LARANJA CALIPOLENSE – 500 Anos da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa
É uma instituição fundamental na vida de Vila Viçosa. A minha homenagem assente nas gratíssimas memórias de um jardim de infância que frequentei quando o estado ainda não reconhecia a importância do pré-escolar, e também no modo exemplar e pleno de profissionalismo e carinho com que vi tratar alguns familiares meus no Lar para idosos que mantém na nossa terra. O irmão Francisco Caeiro continuará orgulhosamente a ser um dos da Casa.

COMPOTA DE LARANJA - 2010 deixará para sempre a saudade de José Saramago, o primeiro Nobel da Literatura em Português, do violoncelista dos Madredeus, Francisco Ribeiro, Mariana Rey Monteiro, a princesa herdeira do Teatro Português, e António Feio, rei supremo na arte de provocar gargalhadas, até quando as conversas eram uma treta.

E despeço-me ao som de Pedro Abrunhosa e de “Fazer o que ainda não foi feito”. É para mim a melhor canção nacional de 2010 e simultaneamente, um bom mote e um excelente propósito para um grande 2011.

Comentários

  1. O meu bom amigo acaba o ano em forma esplenderosa. Esta sua selecção das várias laranjas vai merecer destaque durante o próximo ano porque certamente iremos esperar já pelo fim de 2011 para conhecer a-sua-pontuação-marcelorebelodesousense. E ainda bem, porque talvez assim este terrível-esperado 2011 possa ter contornos mais positivos. Um abraço de parabéns pelo seu blog e os seus conteúdos. Venham mais.

    ResponderEliminar
  2. Como sempre inspirado e criativo...
    Bem hajam os que conseguem reflectir assim.
    Beijinhos
    Ana Almas

    ResponderEliminar
  3. As tuas reflexões fazem-nos pensar e recordar.
    Gostei da associação dos acontecimentos às laranjeiras. Parece que estamos no centro da nossa terra.
    Mnauel Almas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

TESTAMENTO DE UM ANO COMUM

Nossa Senhora das Descobertas

O MUNDO MAIS BONITO E CONFORTÁVEL NUM TEMPO A CHEIRAR A FLORES