Obrigado


No dia em que cumpri os meus cinco anos, muito feliz porque fazia coincidir a idade com o dia do mês de julho em que nasci, senti-me importante, e, inevitavelmente muito crescido. Afinal, entrara na antecâmara da escola.

Ontem, passados cinquenta anos desde esse dia, e com um duplo cinco na idade, acho que me senti muito menos crescido, e nos antípodas da importância desse longínquo verão de 1971.

O mundo dissolve-nos a importância, e os poetas com quem nos vamos alimentando, oferecem-nos esta visão de que aquilo que temos para crescer é infinitamente maior do que tudo o que já conseguimos.

E ainda bem que é assim, porque um Homem que se sinta completo é uma vida suspensa e arrumada.

Mas há muito que persiste desses aniversários celebrados a limonada e bolos caseiros, e de entre o melhor estão os amigos.

Os amigos acendem uma vela nos instantes em que nos sentem sem sol, oferecem-nos abraços que, por terem flores, nos devolvem à primavera, e ainda que por vezes os vejamos caminhar até nós com uma pedra grande nas mãos, e possamos temer o pior, acabamos a concluir que apenas tratam de nos ajudar a atravessar em segurança, a ribeira mais profunda que possa ter sido acordada por alguma tempestade.

E quem diz uma pedra, diz um argumento forte que tente contrariar-nos ou desarmar-nos de alguma qualquer convicção.

Os amigos são pão, fruta madura e copos de água fresca, num sofá de bem-estar roubado aos dias que nos fazem doer.

Às vezes não entendemos o silêncio dos amigos, acabando mais tarde por concluir que apenas pretendiam colocar-nos frente a frente connosco, no contexto de qualquer sonho, por acreditarem que daí nasceria a nossa nova madrugada.

E as palavras, e até os gritos, que parecem inquietar-nos, são jangadas para que deixemos a letargia ou que nos despertemos de um sonho errado.

Os amigos são como o tempo, bastando poucos, tal qual os dias perfeitos, para podermos conquistar e cumprir o melhor que tem a vida.

Poderia ter escrito um parágrafo a agradecer a vossa presença no meu dia de ontem, mas decidi ir um pouco mais a fundo.

Muito obrigado pelo sol que ontem me ofertaram e sintam o meu abraço com flores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O MUNDO MAIS BONITO E CONFORTÁVEL NUM TEMPO A CHEIRAR A FLORES

“Quando mal, nunca pior” ou a inexplicável rendição à mediocridade

TESTAMENTO DE UM ANO COMUM