Entre o chão e o Céu



O chão e o Céu são uma e a mesma coisa para quem não teme abrir as suas janelas, deixando entrar o sol sem reservas ou timidez.
E não se opondo, ao mesmo tempo, que o ser voe e cresça para lá das paredes mais ou menos pintadas, profanos altares onde os invernos nos foram abrigando da ventania.
Esta semana permiti-me sentir assim, algures entre o soalho lavado onde a solidão emerge e dói, e os horizontes “impossíveis” que vou galgando de braços abertos em voos mais ou menos tranquilos, por sobre os campanários mais altos.
Nuns e noutros momentos permiti-me brincar com o sol, entoando salmos à vida, que, dispensando o canto e os versos, tomaram aleluias do gesto, da paz e do compromisso para com o sorriso e o otimismo.
Gosto de sentir a vida, assim, como um rio tranquilo que às vezes, por tanto querer o mar, muito mais do que por destino, tem forçosamente de cruzar o deserto.
E por força das pedras, as águas soluçam, despudoradamente, em cascatas, renovando-se, sem querer, nesses momentos de maior intimidade com o ar.
No decurso de um processo que dói e desassossega, a oxigenação que faz emergir a limpidez, reluzir a coragem e nos alimenta para o resto do caminho.
No leito enfeitado deste meu rio há mil bibliotecas aonde guardei outros tantos beijos do meu pai, entre versos e olhares, sobre soalhos que “traíram” o chão num claro e assumido, impulso do Céu.
Bibliotecas vivas e com flores à janela, que flutuam e me abraçam à superfície das águas claras.
A vida só nos rouba quem nós quisermos e de quem desistirmos, porque mesmo que os instantes pareçam vazios e de tábuas lavadas, há janelas onde o sol se insinua e de onde poderemos chamar todos aqueles que já partiram para morar com ele, num compromisso de infinito e por inspiração do melhor… do amor eterno que a vida nos permitiu guardar. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O MUNDO MAIS BONITO E CONFORTÁVEL NUM TEMPO A CHEIRAR A FLORES

“Quando mal, nunca pior” ou a inexplicável rendição à mediocridade

TESTAMENTO DE UM ANO COMUM