Nossa Senhora das Descobertas

Quando viajo pelo país em ritmo de passeio, algo que não dispenso nunca, é visitar os santuários, capelas e ermidas que vou encontrando no meu caminho, muitas vezes em lugares ermos e de difícil acesso, mas que já me possibilitaram muitas vezes o encontro com verdadeiras pérolas da arquitectura religiosa e popular, assim como a descoberta de lendas fantásticas.
Nestes meus percursos de fim-de-semana e férias, em que me cruzei com as mais variadas e imaginativas evocações de Nossa Senhora, jamais tinha encontrado a de Nossa Senhora das Descobertas.
Só a descobri na semana passada quando procurava no site do Patriarcado de Lisboa, um horário de missa que fosse compatível com os meus afazeres dominicais.
Fiquei então a saber que a Igreja de Nossa Senhora das Descobertas se situa em Lisboa no sítio mais insuspeito que possamos imaginar: o piso -1 do Centro Comercial Colombo.
Foi lá que fui à missa no domingo passado.
O espaço não é grande mas é acolhedor, sobretudo se tivermos em conta que estamos paredes-meias com o estacionamento de um dos espaços comerciais maiores da Europa. Havia muita gente e pela presença de sacos das mais variadas marcas, mas sobretudo do hipermercado, fácil foi supor que muitos aproveitaram o dia para tratar do corpo e do espírito.
É interessante e diferente estar na missa e, quando alguém abre a porta, poder sentir o ruído típico de um Centro Comercial com aquela música de apelo ao consumo e as vozes que dão avisos e alertas aos clientes.
Prova-se assim mais uma vez que Deus cabe e deve estar em todos os sítios onde está o Homem.
E porque muitas vezes se fala em romarias de fim-de-semana aos Centros Comerciais, porque não entender que se o Homem deixou de ir às romarias de Deus, veio Deus até à romaria dos Homens.

Comentários


  1. Olá Francisco,
    Essa igreja de Nossa Senhora das Descobertas é agradável, não obstante o local em que se encontra. Pertence ao território da freguesia de Carnide. Aliás esta freguesia a noroeste do concelho de Lisboa que já foi termo da capital e pertenceu ao concelho de Belém, possui nada menos do que 10 sítios onde se pode assistir às missas, sendo 6 igrejas e 3 capelas. Nomeadamente igrejas: 1 - de Nª Srª da Luz; 2 - do Seminário dos Franciscanos, também no Largo da Luz; 3 - de São Lourenço ao fundo do Largo do Coreto ou Rua Neves Costa; 4 - de Santa Teresa (Irmãs de S. Vicente de Paulo na Rua do Norte); 5 - de Nª Srª das Descobertas (Centro Comercial Colombo); 6 - Igreja Padre Cruz no Bairro Padre Cruz. Capelas: 1 - das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (Clínica de S. José, Az. da Torre do Fato); 2 - das Irmãs do Bom Pastor (Trav. da Luz, nº 2); 3 - do Hospital da Luz (sendo aqui apenas às 4ªs feiras)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O MUNDO MAIS BONITO E CONFORTÁVEL NUM TEMPO A CHEIRAR A FLORES

“Quando mal, nunca pior” ou a inexplicável rendição à mediocridade

TESTAMENTO DE UM ANO COMUM