Resistir


Há ruas nascidas para serem rios de abraços, e olhares, cúmplices de abrigos, que, sem reservas, e de forma gratuita, nos oferecem uma casa, com janelas, aonde possamos morar.

As palavras correm com a generosidade fluida das fontes, e nós guardamo-las em cântaros de barro, ao lado do mel, porque da mesma raiz nasceram para virem matar-nos a fome e a sede.

Coabitam elas, e o nosso saciado sossego, em poiais de laje, erigidos como altares no recanto da casa de onde se avista a lareira, que se acende muito cedo, de madrugada, com restos de azinho, e nos retira as dores ao mesmo tempo que nos aquece o pão.

Em dias eternos, em que nem a chuva consegue distrair-nos, e roubar-nos o sol.

Tentei ser fiel à minha terra, Vila Viçosa, partilhando convosco o tanto que ela é para nós.

Não consegui, por pura insuficiência de jeito e inspiração.

Será muito mais do que tudo isto.

E por este tempo difícil em que as ruas quase secaram, os olhares se “enfeitam” de interrogações, e as palavras, filtradas por máscaras tricotadas pela razão, esgrimem argumentos com um vírus em prol da esperança...

Somos muito mais do que meia dúzia de milhares de almas com assento em praças que nasceram para ser coração e nascente de rios de abraços, somos a fé, no seu estado mais puro, desenhando o sol sobre todos os instantes, tal qual o fazíamos sobre folhas brancas de papel, quando ainda eramos crianças.

O tempo é vulnerável, e tanto avança como recua, mas nós, muito mais valentes do que ele, voltaremos em breve, iguais na génese, mas bem maiores e mais fortes, naquilo que de nós se vê.

Há castelos que nasceram sem outra qualquer razão, que não seja explicar a quem chega, esta pedra e esta raça de que somos feitos: resistir.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O MUNDO MAIS BONITO E CONFORTÁVEL NUM TEMPO A CHEIRAR A FLORES

“Quando mal, nunca pior” ou a inexplicável rendição à mediocridade

TESTAMENTO DE UM ANO COMUM