Uma viagem a Jerusalém...


Quando sobre a Caparica, o avião curva para a direita, procurando Lisboa, despeço-me do sol e agradeço-lhe a viagem desta tarde: a bordo da Terra, eu segui-o desde o oriente.
Sei que ao repousar finalmente na minha cama, sentirei o balançar suave do meu barco à superfície doce do Mar da Galileia, olharei bem para o alto, para as montanhas a que fé foi dando nomes e virtudes, e, quase a adormecer, talvez faça renascer na pele das mãos, a textura suave das pedras onde nasceu e ressuscitou o meu Senhor.
E por entre as janelas da memória, chamarei até mim o odor das especiarias que roubei às ruas de Jerusalém, esse incenso despretensioso e improvável que acaricia o passeio dos sacrários: Cristo a caminhar pelo gesto incessante dos nossos passos.
Amanhecer em Jerusalém e adormecer em Lisboa, numa viagem à procura do sol.
Dos meus sete dias na Terra Santa escolhi esta foto que tirei com a Joaquina em Emaús.
Somos há muito amigos no Facebook mas apenas no conhecemos pessoalmente no aeroporto de Lisboa no dia da partida.
Ela diz que começou a seguir-me por eu escrever sobre Vila Viçosa, terra de que gosta muito por aí ter sido professora na Escola Primária, e então apenas masculina, mas nos dois anos que antecederam a minha entrada para a primeira classe.
Talvez a Joaquina, queridíssima companheira nesta viagem, se tenha apercebido de como eu vibrava com a Manuela a cada cidade e a cada recanto.
Era apenas a realidade a celebrar sobre o impossível que guardáramos da infância.
A vida é uma viagem a Jerusalém, mais cedo ou mais tarde, mais longa ou não, conforme a sorte, e a gente que permanece é aquela que nos ampara quando, pelo caminho, pescamos a paz nos lagos da Galileia, buscamos respostas na voz das montanhas, e assentamos os gestos sobre as pedras mais ou menos polidas da História.
Como quem nunca desiste de beijar o sol, perdendo-se e reencontrando-se em Emaús, em casa de Cléofas, à volta da mesa onde Cristo reparte o pão.
Uma viagem onde o incenso é o impossível, e onde essa gente que permanece poderá ter brincado connosco na festa da mesma idade, ou então ser benefício de um modo tão improvável de chegar.

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O MUNDO MAIS BONITO E CONFORTÁVEL NUM TEMPO A CHEIRAR A FLORES

“Quando mal, nunca pior” ou a inexplicável rendição à mediocridade

TESTAMENTO DE UM ANO COMUM