Farmácias da Europa / Farmácia Monte


Ao entrar nas instalações dos Serviços Farmacêuticos do Hospital Garcia de Orta, em Almada, deparei-me com um interessante cartaz denominado “Pharmacies of Europe”, não datado, mas pelas informações que recolhi, com pelo menos 10 anos.
São apresentadas várias farmácias, num conjunto de imagens que ilustram a história da farmácia na Europa ao longo dos séculos, assim como a expressão do gosto e das diferentes culturas, evidenciada na diversidade de soluções arquitectónicas.
Juntamente com farmácias de por exemplo Basileia ou Munique, há uma farmácia Portuguesa, nada mais nem menos que a Farmácia Monte, de Vila Viçosa.
Com o meu orgulho de Calipolense, reforçado com o meu orgulho de farmacêutico, não resisti a tirar uma foto com o telemóvel e a publicar este texto no Pomar.
Afinal de entre tantas pérolas que a nossa terra encerra, esta é mais uma de valor inquestionável e inigualável, que a família de proprietários, os descendentes do fundador, têm sabido preservar, o que nos tempos que correm é facto digno de registo.
A foto não tem grande qualidade mas serve perfeitamente para bilhete de uma viagem ao passado, avivando as memórias de um local onde tantas vezes entrei e que sempre me deslumbrou pela magia dos frascos e dos nomes impossíveis de pronunciar dos bem alinhados e impecáveis rótulos, assim pelas estátuas de homens famosos na área da farmácia, os quais anos mais tarde, já nos bancos da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, conheci e aprendi a respeitar.
E porque as memórias também têm cheiros e sabores. A Farmácia Monte terá sempre para mim o cheiro dos sabonetes ACH Brito dispostos em enormes colunas de vidro, e o sabor do xarope antitússico preparado pelos proprietários segundo uma receita do Dr. Jardim, e que tantas vezes fui comprar avulso em frascos de vidro.

Comentários

  1. Olha que giro!
    Só mesmo tu para descobrires estas coisas! Obrigada por partilhares connosco!

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo, já percebi que foi a Almada e que lá viu um cartaz com uma menção a uma farmácia da sua terra. E então, ficou-se por aí? Ou está a gozar a sensação de alegria e orgulho por ter uma terra deslumbrante? Parabéns. Pronto, já disse. Agora espero que tenha motivos para continuar a fazer peregrinações pelo país e, já agora, veja se há algo de novo na terra do 1º ministro. Na minha existe uma coisa chamada Assembleia Nacional, mas é tão triste, tão triste, que eu até tenho vergonha de ser de cá. Um abraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O MUNDO MAIS BONITO E CONFORTÁVEL NUM TEMPO A CHEIRAR A FLORES

“Quando mal, nunca pior” ou a inexplicável rendição à mediocridade

TESTAMENTO DE UM ANO COMUM