38N47 8W13

E de repente Vila Viçosa invadiu os noticiários das televisões: Ante-estreia do filme Florbela, Feira Medieval, Homenagem a Zeca Afonso...
Em três dias consecutivos, três amigos de três diferentes latitudes geográficas do nosso território nacional e de três diferentes territórios dos meus afectos, colocam-me a mesma questão:
- Mas afinal onde fica Vila Viçosa?
Ao primeiro respondi pacientemente mas com alguma surpresa, ao segundo respondi com um pouco de enfado mas intrigado pela coincidência, e para com o terceiro soltei uma total irritação enraizada no meu “Calipolensismo” militante.
Como é possível que exista um Português, e pior ainda, três Portugueses que não saibam onde fica Vila Viçosa?
Como é possível viver-se com a nacionalidade Portuguesa sem conhecer e sem nunca ter ido a Vila Viçosa?
Para que não haja um quarto amigo a colocar-me a mesma questão e porque a minha agressividade está num incontrolável crescendo e a um passo de fazer vítimas, numa atitude inteiramente profiláctica, aqui estão as coordenadas GPS de Vila Viçosa: 38N47 8W13.
Que não haja desculpas e que Vila Viçosa faça parte e enobreça o curriculum de todos os viajantes.
De 1401 a 1640, durante 239 anos, este vale fértil do viço que lhe justifica o nome, situado a 54km de Évora, a sua capital de distrito, e a 34 km de Badajoz, foi o “laboratório” em que os Duques de Bragança prepararam a sua dinastia de 270 anos (1640-1910), a quarta a reinar em Portugal. Como a fundação de Portugal remonta a 1143, hoje em 2012, tendo Portugal 869 anos, podemos dizer que Vila Viçosa esteve de forma lactente (239 anos) ou activa (270 anos) associada à liderança do país durante 58,6% do seu tempo.
Muito poucos locais se podem orgulhar de uma presença tão marcante e duradoura na História de Portugal, presença que se comprova facilmente quando a visitamos, através da vastíssima quantidade e riqueza de monumentos de natureza civil, militar e religiosa que o tempo foi acumulando e preservando num dos locais mais fantásticos do território nacional, numa das terras mais inspiradoras do ser Português.
O Século XX trouxe a Vila Viçosa a substituição do olival pela indústria extractiva do mármore e deu perspectivas novas a uma terra de gente empreendedora e de carácter marcado pela inovação e espírito de liderança. A mesma gente que partilhou berço com Florbela Espanca, Henrique Pousão, Bento de Jesus Caraça ou a Rainha de Inglaterra D. Catarina de Bragança que criou o hábito do chá das cinco e deu nome ao bairro nova-iorquino de Queens.
São necessários mais argumentos?
Acho que não e sejam todos bem-vindos.
Já agora sempre vos informo dando uma ajuda para a próxima sessão de Trivial Pursuit, que nós, os naturais de Vila Viçosa, somos designados por Calipolenses. Esta designação encontra raízes em André de Resende que no Século XVI ao escrever em latim a sua obra “Antiguidades da Lusitânia”, não encontrou melhor solução do que adoptar o termo grego Callípole (Cali + Polis = Cidade Bela) para se referir a Vila Viçosa.
Somos simpáticos, afáveis, gostamos das coisas boas da vida e entre elas de receber os amigos, somos generosos, optimistas e muito fáceis de identificar através desta vincada marca de orgulho de termos nascido na terra mais bonita de Portugal.
Vila Viçosa, para sempre!

Comentários

  1. Finalmente, haja quem explique a muitos dos "tugas" que por aí andam, onde ficam as mais belas terras do nosso país :D

    ResponderEliminar
  2. Amigo faltou a referência a "Nossa"Padroeira.
    N.S.Conceição, mas concordo uma boa lição para os "borregos" que tem a mania que sabem tudo e não sabem nada.Mena

    ResponderEliminar
  3. Vila Viçosa, passa a cantar
    Eu vou com ela, rir e folgar
    És tão formosa, tão bonita, e tão airosa
    Que não há, tenho a certeza,
    Terra com tanta beleza
    Como tem Vila Viçosa

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado pela explicação, sem dúvida que na altura mereci as palavras: "Bolas é o terceiro que me pergunta isso!!" ahahaha. Mas prometo a visita para saber um pouco mais.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O MUNDO MAIS BONITO E CONFORTÁVEL NUM TEMPO A CHEIRAR A FLORES

“Quando mal, nunca pior” ou a inexplicável rendição à mediocridade

TESTAMENTO DE UM ANO COMUM