Se um diz “Mata”, outro diz “esfola”!



Nas lembranças da minha infância guardarei para sempre os espaços que foram cenário desses dias felizes, porque é impossível dissociá-los do tempo e sobretudo das pessoas que os tornaram assim tão especiais.
Era um tempo em que tínhamos mais tempo para passear, para estar uns com os outros porque sem computador e sem uma infinidade de canais de televisão, a rua era o melhor local para se estar bem, e os amigos a melhor companhia.
Como vivia à altura na Rua Gomes Jardim (Rua do Hospital) tinha o privilégio de ter duas opções de luxo como espaços de brincadeira: se subia a rua tinha a Praça e se a descia tinha o Rossio e a Mata.
Na Praça brincava às escondidas, na placa central entre a fonte e o monumento ao Henrique Pousão. Havia umas árvores grandes e a maior era mesmo a primeira do lado direito de quem sobe, que por ter encostado ao seu tronco o cartaz do cinema, era aquela onde nos apoiávamos para fechar os olhos e fazer a contagem que permitia que os outros se escondessem por entre os bancos de pedra e as árvores.
No Rossio havia as amoreiras, muito populares na altura em que os bichos da seda saiam dos ovos e na Mata, ponto ideal de encontro com os muitos amigos que viviam no Bairro Operário, havia o fresco e a sombra nos dias quentes de verão, havia um parque infantil, um bebedouro para matar a sede, e se por acaso nos tínhamos cruzado com algum parente generoso que nos oferecera uma moedinha de 10 tostões como recompensa do beijo com que educadamente o saudáramos, havia também o quiosque do Sr. Cuco para podermos comprar alguma guloseima.
Há uns anos atrás cortaram as árvores da praça e reorganizaram os bancos tendo feito desaparecer alguns deles. Não sei se foi por falta de apoio para o cartaz, mas entretanto o cinema também fechou.
A Praça da minha infância, agora só existe mesmo nas memórias.
Esta semana fizeram um desbaste radical às árvores da Mata que a foto enviada pelo meu amigo José Barreiros acima testemunha. E sombra e fresco na quietude da Mata, este verão definitivamente não existirão.
E lá foi a Mata para junto da Praça no recanto das minhas lembranças.
E lá ficou o Pomar das Laranjeiras menos verde, com muito menos viço.
Não sou dado à agricultura em geral e à poda de árvores em particular, mas não me parece que tal seja necessário para que com o devido bom senso conclua que a intervenção feita na Mata Municipal, tão radical ao ponto de só deixar os troncos, enferma de incompetência e falta de respeito pelo ambiente e sobretudo, falta de respeito pelas pessoas que usufruem desse mesmo ambiente, que se deseja portanto saudável.
Reconheço que era necessário fazer a limpeza das árvores para não colocar em risco a segurança das pessoas até porque em dias de chuva e vento, havia já uma infinidade de ramos caídos, alguns com dimensões razoáveis, mas uma intervenção desta natureza ultrapassou claramente os limites do aceitável, situando-se no campo da destruição pura e dura.
Apesar dos tempos serem no poder local, por certo por inspiração do poder central, de total ausência de responsabilidade, e em que a incompetência é sistematicamente camuflada com o atirar de culpa para cima dos outros, penso que alguém devia dar uma justificação razoável para esta situação e já agora, apresentar um pedido de desculpas.
Nós os Calipolenses merecemos que o façam. Exigimos que o façam.
Merecemos que não reduzam Vila Viçosa ao panteão das nossas memórias mas que a conservem como um espaço vivo onde as gerações presentes e futuras possam ser tão felizes como nós fomos, algures num tempo em que havia árvores.

Comentários

  1. Joaquim, eu sou de Lisboa e, felizmente, na minha juventude, o Jardim do Campo Grande era ainda um espaço onde as crianças podiam brincar, onde havia árvores grandes e bonitas, muita relva e locais para andarmos de bicicleta ou jogar à bola. Foi o meu local de prazer, quando eu era criança. Mais tarde, quando cresci e me tornei homenzinho, passaram a ser os cafés os locais de confraternização dos citadinos. Tudo isso acabou, mais ou menos, na vida citadina. Que pena.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Que dizer? Desde os 3 anos até casar, vivi bem pertinho desse local tão aprazível para passeios, essencialmente no Verão. Namorei lá... ;) porque no Verão era o local mais fresco! Era! Infelizmente, por qualquer razão desconhecida, resolveram estragar tudo! Hoje, ao fim de alguns meses, conseguimos que o meu pai saísse de casa. E fomos até à Mata! Pena que já não é o local onde também ele já passeou tantas vezes...

    ResponderEliminar
  4. Pois eu fiquei sem palavras. É de juntar o que estão a fazer à forma como o estão a fazer. Ao cortar as arvores estraga-se o pavimento em calçada que faz o arruamento da mata. O parque infantil onde brincamos está transformado. Um quadrado com passeio de pedra e uma serie de coisas que deixa qualquer calipolense triste de facto.
    To triste. Sériamente triste. Manutenção é uma coisa, estragar sem critério é outra. Não sei se vamos ver ou se a ver vamos...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O MUNDO MAIS BONITO E CONFORTÁVEL NUM TEMPO A CHEIRAR A FLORES

“Quando mal, nunca pior” ou a inexplicável rendição à mediocridade

TESTAMENTO DE UM ANO COMUM