Joaquim e Francisca

Este fim-de-semana estive em Montargil num hotel recentemente inaugurado. Pela profusão de palmeiras e piscinas, para além da constante visão da imensa água da barragem, fácil seria imaginar que me encontrava num resort de qualquer destino tropical, mas a decoração dos espaços interiores com fotografias gigantes a preto e branco, todas elas exprimindo rostos, gestos e paisagens do Alentejo, teve o condão de me devolver às memórias dos meus dias no campo, do meu tempo de infância.
Por estes dias assinalámos o trigésimo aniversário da partida dos meus avós maternos, Joaquim e Francisca, que ocorreu no verão de 1981 apenas com o intervalo de 13 dias, porque quem muito ama não sobrevive na ausência do amado.
Registei esta coincidência porque foram eles os meus mestres, os melhores professores a explicar-me como é esta arte de viver da e com a terra, pagando a suor o duro tributo pela fertilidade que nos permite alimentar a vida.
Algures numa manhã de Inverno aprendi como com varas, mãos hábeis e o desconforto de uma posição de cócoras, se apanha a azeitona antes de a ensacar e encaminhar para o lagar, fábrica de azeite.
Aprendi como se faz o mel, como se podam as árvores de fruto, como se trata a terra tendo em conta o que lhe vamos pedir na colheita, como se rega, como se colhem os legumes e a fruta…
Nos ribeiros de água limpa e fresca dos vales, vi de perto essa arte de lavar a roupa, de a pôr a corar e a secar no meio da esteva, por forma a roubar-lhe o aroma que faz dos lençóis o mote para as melhores e mais repousadas noites.
Dos aromas da salsa, dos coentros, dos poejos e da hortelã, todos juntos num imenso alguidar de esmalte meio de água no poial onde estavam os cântaros cheios da água mais fresca, jamais me poderei esquecer por muitos anos que passem, e serão eles sempre para mim o real cheiro do campo.
Pelas rugas e pela aspereza das mãos dos meus avós, aprendi como foi difícil a vida num tempo que já não foi felizmente o meu, um tempo sem relógios e em que apenas o sol bastava para ao nascer ou ao pôr-se, dar o sinal para começar ou terminar a jorna.
Um dia, a pretexto de uma ida a Fátima e aproveitando a proximidade à Nazaré, os meus avós viram pela primeira vez o mar. Fizeram-no com mais de sessenta anos, acompanhados por mim e pelo meu irmão, que com cinco décadas menos, há muito estávamos familiarizados com o Atlântico.
Subindo ao Sítio e olhando o horizonte, a minha avó não resistiu a questionar espantada:
-Meu Deus, isto é tudo água?
O mundo tem sempre e só para cada um de nós, a dimensão do pouco ou muito que nos é dado dele conhecer.
Jamais esqueci este episódio e poucas vezes terei contemplado um horizonte do nosso ou dos outros mares, sem que estas palavras me tenham acorrido à memória.
Sei que jamais olharei o mais exótico e longínquo dos mares sem em consciência me sentir o privilegiado que chegou ao ponto da colheita numa sementeira que começou há muito, que foi rude na intensidade e longa no trajecto, uma sementeira fertilizada pela honestidade e simplicidade dos que em silêncio e muita dor lutaram para que o meu tempo fosse de largas visões e horizontes.
Joaquim e Francisca, mestres, professores, avós e heróis infinitamente maiores do que eu.

Comentários

  1. Que bonito, Joaquim! Já tinha saudades dos teus textos e este está soberbo!
    Não tenho muito jeito para escrever, mas quero colocar este comentário em cima do início do dia 5 de Julho. Tenho-o pensado há um tempo, mas sei que não sairá como o idealizei porque é difícil expressar sentimentos.
    O teu post de hoje ajuda ao que quero escrever, pois transmite alguns aspectos da tua personalidade que admiro: o amor à terra, o amor à família, o respeito e carinho pelos mais velhos. Outros que poderia acrescentar são o da vivência da verdadeira amizade (aquela mesmo, mesmo a sério, que se vive nos bons e maus momentos) e os da honestidade e hombridade.
    Saíste de Vila Viçosa para estudar aos 18 anos, certo? Mas gosto que nos ligues cada vez que vens e podemos passar um tempo juntos… Ou quando organizamos aqueles pequenos passeios e nos rimos das mesmas coisas de sempre! Ou quando estás presente nem que seja através de uma sms porque algo não está bem por cá…
    Um feliz dia!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O MUNDO MAIS BONITO E CONFORTÁVEL NUM TEMPO A CHEIRAR A FLORES

“Quando mal, nunca pior” ou a inexplicável rendição à mediocridade

TESTAMENTO DE UM ANO COMUM