Paula

Foi ontem, domingo.
A missa de São Bartolomeu tinha terminado há pouco e à sombra da igreja que foi do Convento dos Jesuítas, o frio tinha a intensidade que faz doer, empurrando-nos para o conforto do Café Restauração para junto de uma bica quente.
Mas deixei-me ficar por ali mais um pouco. Estou entre a minha gente, os amigos, a família, muito do meu património afectivo que para sempre me fará dizer que Vila Viçosa é a minha casa.
Orgulhosamente, a melhor das casas.
Beijos, sorrisos, abraços, piadas, boletim clínico, novidades…
E o seu olhar triste.
A dor maior do universo, a morte da filha, matou-lhe definitivamente o sorriso.
Somos parentes e não apenas pelo facto de o sermos, eu gosto muito dela.
Durante anos vivemos próximos naquele espaço mágico e privilégio único dos Calipolenses, que é o Terreiro do Paço e a Ilha da Porta dos Nós, partilhando os trabalhos, as doenças, as alegrias, os carnavais e as demais festas, os estudos, os sucessos e os insucessos, no fundo, as vidas que sonhámos sempre transformar na mais pura felicidade.
Ela, da geração dos meus pais, e nós, eu e o meu irmão, e a filha dela, de uma geração mais nova e com mais asas para sonhar ainda mais alto.
O casamento, os estudos e os trabalhos, fizeram que um dia nos afastássemos todos em quilómetros, mas sem que nunca deixássemos de cuidar saber se tudo continuava a seguir o seu rumo normal.
Até que um dia chegou a notícia que contradiz a ordem natural que as coisas aparentam ter: a filha agonizava e preparava-se para partir.
Passei pelo hospital ali nas margens do Mondego e doeu-me saber que não havia esperança. E o desfecho inevitável cumpriu-se passadas horas.
Ontem, enquanto corria a brisa gelada do Alto da Praça, perante o seu olhar triste de luto e de vazio de mãe que a vida matou, falei-lhe de força e de quão importante é não desistir, sobretudo para nós, aqueles a quem foi dado o dom de carregarmos a fé.
Mas como soam sempre vãs as palavras, mesmo as mais oportunas, quando são ditas assim perante a dor imensa de alguém.
Porque neste Pomar as laranjas são feitas do sumo dos afectos, e sobretudo porque as palavras escritas têm o dom de se perpetuar, aqui fica uma mensagem definitiva de coragem e fé, inspirada na beleza do sorriso de um anjo que passou breve pelas nossas vidas, mas que jamais se apagará das nossas memórias: Paula.

Comentários

  1. Há factos da vida que não precisam de comentários. :(

    ResponderEliminar
  2. Para Sempre

    Por que Deus permite
    que as mães vão-se embora?
    Mãe não tem limite,
    é tempo sem hora,
    luz que não apaga
    quando sopra o vento
    e chuva desaba,
    veludo escondido
    na pele enrugada,
    água pura, ar puro,
    puro pensamento.

    Morrer acontece
    com o que é breve e passa
    sem deixar vestígio.
    Mãe, na sua graça,
    é eternidade.
    Por que Deus se lembra
    - mistério profundo -
    de tirá-la um dia?
    Fosse eu Rei do Mundo,
    baixava uma lei:
    Mãe não morre nunca,
    mãe ficará sempre
    junto de seu filho
    e ele, velho embora,
    será pequenino
    feito grão de milho.

    ZE RUI

    ResponderEliminar
  3. Desde o início da humanidade, somos alertados quanto a possibilidade de perder os pais, irmãos ou amigos para a morte e sempre nos falam que diante desse infortúnio, temos de ser fortes, pois não há nada que se possa fazer.

    Mas na verdade, nunca estamos preparados quando acontece. A morte é a única certeza que qualquer ser vivo tem. Quando ocorre a morte de filho, o impacto é ainda maior, pois não se perde um ente querido, mas, um pedaço de si mesmo, que se vai sem volta, é um pedaço da alma que se parte em milhares de pedaços e nem o tempo, com sua sabedoria milenar, parece capaz de juntar e colar tais retalhos.

    Mas, como o mundo não pára e o ciclo da vida continua, é preciso aos poucos juntar o que restou emendar, como puder e mesmo com as eternas feridas abertas, tentar seguir o caminho.

    Até nos registros bíblicos, a morte é relatada de acordo com o ciclo natural: nascer, crescer, procriar, para só então morrer. E se isso acontece fora dos padrões, o sofrimento é ainda maior, como se o ocorrido fosse fora de hora, inaceitável.

    Surgem sempre as perguntas; Se eu tivesse feito isso... Por quê? Quando a morte do filho é de acidente, é mais comum ainda, a família, principalmente os pais, se culparem por não conseguirem impedir a tragédia.

    O desespero diante do inesperado é ilimitado e no caso das mães, muitas vezes, uma internação hospitalar, ou acompanhamento psicológico e tratamento medicamentoso se faz necessário.
    O luto familiar nunca acaba, é para sempre, mas, como já foi dito antes, é preciso seguir em frente, reencontrar o eixo de apoio entre os membros familiares. É o momento da união, solidariedade, companheirismo e principalmente hora de se resgatar a fé. Sem fé em Deus, nada se consegue nesses momentos de angustia.

    Seja qual for a forma de expressar essa fé, com certeza será válida. É preciso se conscientizar de que esse luto não acabará jamais, só mudará de intensidade, deixando que as outras coisas retomem aos poucos, seu lugar.

    MENINO DO PANASCO

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O MUNDO MAIS BONITO E CONFORTÁVEL NUM TEMPO A CHEIRAR A FLORES

“Quando mal, nunca pior” ou a inexplicável rendição à mediocridade

TESTAMENTO DE UM ANO COMUM