Homens da Luta

Para um “Eurofan” como eu, a recente vitória dos Homens da Luta no Festival RTP da Canção 2011 foi à partida um sério revés, um golpe profundo, um pecado mortal, a invasão de um espaço sagrado, e confesso que a sensação que tive só encontraria par na de um católico fervoroso que um dia chega a Fátima e descobre que a Basílica foi transformada numa Feira Popular. Perdoem-me o exagero da comparação.
A primeira questão que se me colocou teve a ver com o interesse da RTP nesta vitória, porque de facto, desde o inicio, foi aberta pela estação de serviço público, uma auto-estrada para a vitória dos Homens da Luta. Desde a selecção desta canção por um comité de peritos, juntamente com mais 23 canções que ficaram sujeitas ao crivo dos internautas que então seleccionaram as 12 que foram a concurso no palco do Teatro Camões, até às escolhas dos júris distritais, alguns deles dando a pontuação máxima a esta canção, enquanto outros distinguiam canções que à partida o público nunca iria votar através do televoto, como foi o caso de uma sonolenta canção número oito cantada por uma intérprete de nome Inês que se esqueceu de que para ir a um Festival é necessário saber cantar, pelo menos um bocadinho, e claramente se percebe que tudo foi preparado a rigor para que esta canção ganhasse o passaporte até à Alemanha.
O interesse da RTP nesta vitória fica claro se atentarmos que na última semana, o Festival da Canção foi mais falado do que nos últimos trinta anos e se anteciparmos que a audiência do Eurofestival será infinitamente maior que nos últimos anos, trazendo à RTP altos dividendos de publicidade.
Quanto a mim, “Eurofan” de há muitos anos, racionalizada a “coisa”, isto até nem é mau de todo. É uma vingança. Se passámos anos a enviar à Eurovisão, os nossos melhores intérpretes e canções, os quais foram sempre transformados em lixo pelas pontuações miseráveis que sempre nos atribuíram, então tomem lá lixo e vejam se o aproveitam como fizeram há quatro anos com uma banda de monstros que veio da Finlândia e que venceu o Festival sem que qualquer dos seus membros mostrasse sequer a cara.
Não me parece que tenhamos grande resultado, mas tudo é possível, apesar de estarmos numa primeira semi-final repleta de países nórdicos e com pouca sensibilidade para estas bandas de uma loucura demasiado latina.
E depois, bem vistas as coisas, a Europa até nem vai estranhar esta nossa performance, porque se tem estado atenta ao que nos últimos anos temos enviado aos Conselhos Europeus, estará familiarizada com o ridículo e a palhaçada. No fundo, entre o Jel e o José só muda o corte dos fatos e o bom gosto das camisas, o resto é tudo igual, tudo muito mau, tudo demasiado rasca.

Comentários

  1. Amigo, escreves cada vez melhor! Acertas no alvo e com uma contundência...
    Não podia estar mais de acordo!

    ResponderEliminar
  2. Caro Joaquim, já fui também um "eurofan" mas há muito tempo que não vejo esse concurso e penso que não tenho perdido muito. Desta vez, estou em completo acordo, a RTP e os seus mais diletos apaniguados excederam-se. Aquilo (desculpe mas não lhe posso chamar canção) não tem pés nem cabeça. É, sobre todos os títulos, uma porcaria e, diria mesmo um pleonasmo incorrecto a um tempo que teve a sua razão de ser. Concluindo, infelizmente as nossas "macacadas" já começam a ser bem conhecidas no exterior portanto não será esta que inovará. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Joaquim já nada me estranha, ainda este fim de semana, o protesto da Geração à Rasca mais parecia o festival de Torres Vedras! Portugal e os portugueses têm aquilo que merecem, têm o governo que merecem, os protestos que merecem e também o festival da canção que merecem. Se não nos levamos a sério como queremos que nos levem a sério. Confesso que já há muito tempo que deixei de ser fâ deste evento, mas que me preocupa a imagem que vamos deixar mais uma vez junto dos nossos colegas europeus...lá isso preocupa.
    Paulo Eduardo

    ResponderEliminar
  4. ...para que fique claro que não sou contra os protestos populares, acho que quem está de facto desiludido com o estado das coisas, não deve fazer um protesto onde tudo pareça uma enorme festa, afinal de contas festejam o quê?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O MUNDO MAIS BONITO E CONFORTÁVEL NUM TEMPO A CHEIRAR A FLORES

“Quando mal, nunca pior” ou a inexplicável rendição à mediocridade

TESTAMENTO DE UM ANO COMUM