A oeste, Portugal


O retrovisor oferece-me o prenúncio do Lumiar e da perfeição de Lisboa, quando de relance observo o imenso vale de Loures, que deixo para atrás à medida que a auto-estrada me faz subir até aos moinhos que, antigos ou renovados, insistem em não desaproveitar a força dos ventos que sopram bravos nos cumes dos montes saloios.
E os moinhos recortam as linhas, de Torres, da “memorial” Mafra, e de todos os horizontes até ao ponto em que Óbidos nos esconde Peniche e as Berlengas e nos fala das Rainhas, de quem sempre foi jóia maior que a própria coroa.
Óbidos, o castelo que nem o mar resiste a beijar, tornando-se lagoa e criando o arrendado de terra e água que pelo Arelho e deixando a Foz, nos leva às Caldas, por D. Leonor baptizada rainha, e por Bordalo tornada o berço do Zé, que sendo povinho, tem afinal a cara e o gesto de todos nós.
Antes de Leiria e do infinito mar de troncos que sustentam no alto o pinho verde semeado por D. Dinis, o Lavrador, o Alcoa traz-nos à memória o Baça e as terras de Cister que estendendo-se até ao mar da Nazaré de D. Fuas, são sítio, e são a sombra do mosteiro que guardará para sempre as memórias dos infelizes amores de Pedro e Inês.
E por Pedro e Inês, em Coimbra, do sangue se fez a fonte, cúmplice do Mondego que desce da Serra e que antes da Foz recebe o Pranto, para mais à frente, na Figueira, da tristeza do povo do fado, a lágrimas, de sal temperar o mar.
E segue boa a viagem, tal qual a Serra que do cume nos revela a imensidão de verde que parece escorrer do Buçaco para, por entre Quiaios e Mira, nos atapetar o caminho até Aveiro, a nossa Veneza da Ria e do moliço.
Daqui, até Espinho e Gaia, até à Granja, menina do mar e da eterna e maior Sophia, as chaminés que rompem por entre o verde do pinhal, denunciam o trabalho e o músculo da gente nobre e guerreira de entre Douro e Vouga.
Gaia, Douro e Porto…
Pela Arrábida, muito breve se nos faz o caminho, tanta a vontade de ver a cidade, sempre nessa hesitação de espreitar à esquerda a imensidão da Foz ou de relance buscar a Ribeira, única e tripeira, sustentando a perfeição da imperial cascata de tons granito.
Invicto, será sempre o amor pelo Porto.
Cheguei.
Uma manhã solarenga mas fria de Inverno, estrada fora na companhia do pensamento e das memórias, e sempre com as cumplicidades do Atlântico que nos molda o ser e nos marca definitivamente a História.
A oeste, Portugal.
Eterno e legitimado pela força do que nos une.  

Comentários

  1. Extraordinária narrativa esta em que, numa pincelada breve, se descortina em briosa prosa poética, este Portugal belo e romântico, que hoje (Janeiro do ano da desgraça de 2013), mais uma vez na história "descamba" para uma espécie de "fado errado".

    ResponderEliminar
  2. SOMOS UM PAÍS PEQUENO ,EM TAMANHO MAS MUITO GRANDIOSO EM BELEZA
    RUI PEREIRA

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O MUNDO MAIS BONITO E CONFORTÁVEL NUM TEMPO A CHEIRAR A FLORES

“Quando mal, nunca pior” ou a inexplicável rendição à mediocridade

TESTAMENTO DE UM ANO COMUM