KNOWLEDGE


A Micaela Vanessa, em 2010, Miss Praia Cova do Vapor, apanhou um dia o cacilheiro, acenou ao Cristo Rei, e desembarcou no Cais Sodré.
Depois…
Do alto dos tacões de quinze centímetros virou-se para o Duque da Terceira, e confessou:
- Vim à capital para mostrar o meu valor, agora vão ver como é que é.
E rematou:
- Queira o mundo ou não queira.
Subiu ao Chiado, desceu ao Rossio; e já com a alma em êxtase, o corpo a sentir um calafrio, confirmou a morada nas páginas da “Ana mais atrevida” e... chegou:

"BIMBY UNIVERSITY
Mesmo que o seu QI seja sinistro você sai daqui ministro"

Entrou. Uma gorda loura atrás de um guichet sorriu mostrando os implantes
- Benvinda Micaela, a sua vida hoje mudou e nada será como antes.
E prosseguiu:
- Então qual é o curso que deseja? Temos direito, economia, relações internacionais, antropologia, gestão, farmácia... e alguns outros cursos mais.
- Prontos... então é assim... como eu sou Miss Praia, não tenho namorado, e na Cova do Vapor há cada vez mais estrangeiros... porque não um marido de fora?... quero Relações Internacionais.
- Boa escolha sim senhor. Podemos começar?
- Estou pronta.
- Aproveitamos e fazemos já a Prova de Aferição.
- Força.
- Assine o seu nome nesta linha.
- Humm... Ok... Já está!
- Fantástico. Prova brilhante. Admitida com distinção.
A Micaela bate palmas e a outra continua:
- Ainda tem um pouco de paciência? É que assim despachávamos já o Processo de Equivalência.
- Comecemos porque até me dá jeito.
- Do you speak English?
- Yes.
- OK. O Inglês está feito.
- Vai ao mercado com dez Euros e compra um repolho por dois, quantos Euros traz de volta para casa?
- Ora bem… deixe-me ver…dez, dois… acho que regresso com oito.
- Bravo. Está a ver como sabia. Também já despachámos a Economia. Podemos seguir?
- Sim.
- Se for apanhar um avião para a China, que documento de identificação levará consigo?
- O passaporte
- Politica Internacional concluída com distinção. Está a ver que sorte?
- A Serra da Estrela fica em que país? Angola, México ou Portugal?
- Portugal.
- Parabéns. Já fez Geografia Internacional.
- O Homem vem do macaco ou foi criado por magia?
- Do macaco.
- Muito bem. Aprovada em Antropologia. Cansada?
- Um pouco. É muita matéria, difícil e eu estou algo destreinada.
- Qual foi o último livro que leu?
- “Anita, uma nova aventura”.
- Boa, já fez Literatura.
- Uma pessoa deprimida canta ou chora?
- Chora… de agonia.
- Muito bem, passou a psicologia.
- Quando há eleições, a Micaela tem votado?
- Sempre.
- Excelente, assim já fica com a Organização do Estado.
- Ai que bom. Mas que tarde difícil.
- Pois, mas tenho boas notícias, com as cadeiras que fez já é doutora. A Micaela está licenciada.
- Ai que grande emoção. Eu, Miss e Doutora Micaela… o meu coração arde
- Está a ver… e tudo numa tarde.
- Pois é… vou já ligar à minha primeira Dama de Honor, afinal de contas é tão fácil ser doutor.
E prossegue a funcionária:
- Agora só tem de pagar vinte mil Euros por este curso mais dez mil para o diploma que levantará no dia da praxe. Convém trazer traje e saber tocar pandeireta.
- Assim farei e vou dizer bem da “Bimby University” em todo o lado.
- Obrigado. E sempre pode voltar para fazer o mestrado. Com esse seu ar tão astuto, é coisa para fazer apenas num minuto.
- Vou pensar nisso.
- Pense. “Knowledge is power”, ou em Português… “Conhecimento é poder”. Convém nunca esquecer.

 (“Um mês A GOSTO” / Dia 13 / Letra k / Tema proposto por Rita Almeida)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O MUNDO MAIS BONITO E CONFORTÁVEL NUM TEMPO A CHEIRAR A FLORES

“Quando mal, nunca pior” ou a inexplicável rendição à mediocridade

TESTAMENTO DE UM ANO COMUM