“Eterno feminino”

Sou das pessoas que acham que tudo na vida tem um sentido positivo e por isso não estranhei que o encontro com as minhas três colegas no aeroporto de Lisboa, um pouco antes das seis da manhã de uma Segunda-feira de chuva, se tenha revelado numa verdadeira lição de beleza e uma incursão fantástica no universo feminino.
Ali algures ao redor das remelas, dos bocejos e da bica que nos ajudava a despertar, vi-me incorporado num momento semelhante àqueles programas que a Teresa Guilherme apresentava nas tardes do final dos anos oitenta e que tinham nomes como “Eterno feminino” e “O resto é conversa”.
Não resisto a partilhar a experiência…
Fiquei a saber por exemplo que as “Placas de Alisamento” existem para ajudar a esticar o cabelo e que acabam por ocupar muito volume nas malas de viagem; há uma técnica recente que permite fazer permanente nas pestanas mas que é muito incómoda porque exige 45 minutos de olhos fechados algures num “corner” qualquer onde também se pode fazer uma extensão das mesmas ditas pestanas mas com uma cola muito desagradável; os “Biquinis Canté” e os chapéus-de-sol para a nova estação de praia poderão ser adquiridos via internet em sites onde só necessitamos escolher o padrão do tecido, recomenda-se no entanto que experimentem os biquínis antes de os usarem num areal qualquer; depois de fazer nuances é aconselhável fazer um banho para homogeneizar a cor do cabelo…
Também fiquei a saber tudo sobre DPP (depressão pós-parto), mamas, aleitamento, bombas para retirar leite, mastites e as suas dores e incómodos, bexigas hiperactivas, suplementos alimentares, drenantes, dietas, ginásticas especiais, perfumes, unhas de gel, Baleás, depilação Brasileira, etc.
Já no avião e porque a revista “Nova Gente” nos fazia companhia, tive o privilégio de conhecer o sucesso de três mulheres portuguesas em concursos de beleza com nomes tão sugestivos como: Miss European, Miss República Portuguesa, Miss América Latina do Mundo, Miss Princess of the Globe e Miss Turismo Internacional.   
E eu que pensava já ter visto tudo quando descobri que uma colega de faculdade tinha sido eleita Miss Simpatia Alentejo num evento onde também participou uma conterrânea minha eleita Miss Vila Viçosa num baile realizado no quintal de “O Calipolense”, e onde as candidatas transportavam um saco de plástico do patrocinador, a “Mercalip”, recipiente onde os homens depositavam os seus votos no caso de as preferirem. No final ganhou a que tinha mais papelinhos no saco.
Mas continuando pela viagem…
Já na terra das tulipas fiquei a saber que há uma coisa que se chama Gloss e que se passa nos lábios para lhes dar brilho.
Amigos homens, a propósito de Gloss, aconselho-vos a não o confundirem com os batons pois para além de terem de ficar uns minutos à porta da casa de banho a guardar as malas enquanto as senhoras põem os lábios com um brilho estonteante, ainda têm de se confrontar com uma forte reprimenda em público.
Sei-o por experiência.
Mas claro, e como comecei por dizer, tudo tem um sentido positivo e por isso: bendito pente três passado na cabeça uma vez por mês, bendita barba aparada com pente dois de três em três dias, e bendito sabonete para lavar a cara.
Hoje é dias das mentiras, o que é perfeitamente desnecessário pois as mentiras andam aí à solta por todos os dias e o necessário era mesmo um dia das verdades.
Mas indo pelas mentiras e aproveitando a deixa do dia, por favor e por defeito, quando virem uma senhora digam sempre que ela está linda… mesmo até quando acharem que não está, e mesmo quando souberem que ela recorreu a este “doping estético”.
São mentiras piedosas.

É que elas esforçam-se tanto!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O MUNDO MAIS BONITO E CONFORTÁVEL NUM TEMPO A CHEIRAR A FLORES

“Quando mal, nunca pior” ou a inexplicável rendição à mediocridade

TESTAMENTO DE UM ANO COMUM